segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como se proteger nas redes sociais

{Créditos}
Orkut, facebook, twitter, tumblr, we heartit, flickr, etc. Hoje é quase impossível uma pessoa não estar inserida em alguma rede social, ela facilita os contato entre as pessoas e a troca de informações. Mas o risco de sofrer golpes pelo mundo virtual é maior entre os usuários de redes sociais. Você sabe se proteger? Confira as dicas:
  1. Tome cuidado com as informações que você publica: não publique informações pessoais como endereço, número de celular, e-mail, números de cartão de crédito, etc. Também não exponha sua intimidade ou sua rotina; você fornece informações necessárias para os golpes.
  2. Pense antes de publicar: uma vez na rede, sempre na rede. Mesmo que você apague não dá para evitar que esteja salvo em algum computador. Você não expõe sua vida para um desconhecido na rua, também vale para as redes sociais.
  3. Cuidado com os link: só porque alguém divulgou um link de um vídeo, de um site, você não tem obrigação de vê. Só veja se for enviado de um amigo de confiança e abra sempre em outra janela.
  4. Selecione seus amigos: antes de aceitar a pessoa na rede social pense, "será que essa pessoa me vê na rua ela irá falar comigo?". A partir dessa pergunta você saberá quem adicionar ou não.
  5. Fotos: as fotos estão muito populares hoje, mas restrita o acesso a elas somente para os amigos.
  6. Senha: troque sua senha de tempos em tempos (eu troco de 6 em 6 meses). E utilize sempre senhas cada vez mais complexas. Não use datas de aniversário, nomes de parente, ídolos ou animais.
  7. Não faça na Internet o que você não faria na vida real: a partir desse conceito você promove boas maneiras na rede.
  8. Não entre em qualquer site: se você entrar num site e ele já for pedindo seu número de celular, endereço, e-mail, etc; assim que você abre o site já é motivo para fechar a janela.
  9. Mantenha sempre seu antivírus atualizado.

São dicas simples, mas que precisam ser seguidas rigorosamente. Beijos pessoas, até a próxima.

P.S. Veja Pense antes de postar e Caiu na net

0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post?
Deixe aqui um comentário