quinta-feira, 15 de março de 2012

Dietas da moda - parte 2


Continuando a série sobre dietas da moda (lembram?), hoje vou falar da Dieta de Atkins.
  • Quem criou?

Foi criada Doutor Robert Atkins por volta da década de 80, mas ficou famosa nos anos 90. No seu livro ele afirma que que mostrar como perder peso de maneira rápida, sem sofrimento ou dificuldade de seguir (um sonho ?).

  • Como funciona?

Ela se baseia na baixa ingestão de carboidratos (arroz, grãos em geral, leite, frutas, verduras, batata, etc) e no aumento do consumo de proteína e gordura (carnes, ovos, manteiga, etc). Segundo Atkins se a ingestão de carboidratos é alta, o organismo não queima gorduras para usá-las como fonte de energia. Então baixa ingestão de glicose, que vem dos carboidratos, o organismo queimaria uma maior quantidade de gordura.

  • Quais são os problemas?
O baixo consumo de carboidratos pode levar dor de cabeça, fraqueza, desidratação e tontura. A falta da injestão de alguns grãos pode levar a constipação. Elevam os riscos de doença cardíaca e cálculo renal; provocam o aumento do ácido úrico e do colesterol. Além de você ficar com deficiências de vitaminas e minerais.
  • Por que emagrece?
Ela leva a redução do glicogênio e água acumulados nos músculos, dando a impressão que a pessoa está mais magra. Também ao fato de diminuir a quantidade de calorias injerias, pois a dieta reduz o apetite. Ou seja, não há perda de gordura e sim de água.
Bom pessoal é isso. Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida deixe nos comentários que eu tentarei responder. Beijos, até a proxima.

2 comentários:

  1. Essas dietas da moda sao realmente perigosas, a única dieta que devemos seguir e aquela prescrita por um nutricionista e que atenda a todas as nossas necessidades nutricionais, sem deixar de nos fazer emagrecer.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claro, porque cada pessoa tem um tipo de organismo, um tipo de metabolismo, um tipo de necessidade calórica.
    Obrigada por comentar flor.

    ResponderExcluir

O que achou do post?
Deixe aqui um comentário