quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como cultivar amizades


Fazer novas amizades é bom, mas cultivar as antigas é melhor ainda. Em Provérbios 17:17 “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” ; e no capítulo 18:24 "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão". Então, vamos algumas dicas para cultivar suas amizades:

1- Faça uma lista
Quando você vai fazer uma festa os primeiros nomes na lista são das pessoas que tu são mais chegadas. Faça duas listas, uma com seus amigos mais íntimos e outra com aqueles que perdeu o contato.

2- Datas
Depois de fazer as listas coloque as datas de aniversário de cada um. Isso é o primeiro passo para cultivar as amizades. No dia em questão faça alguma coisa para seu ele (ou ela): organize uma festa, compre um presente, mande flores, ligue, etc. Todo mundo gosta de se sentir valorizado, ainda mais no dia do aniversário.

3- Visite
Faça uma visita aos amigos da sua lista para bater um papo. Esse ato faz com eles se sintam amados e lembrados. Mas não chegue de mãos vazias, leve um bolo, um pote de sorvete, um jogo, um DVD, etc. Não se esqueça de ligar antes para não passar vergonha.

4- Esteja sempre preparada
Infelizmente a vida não é só feita de flores. Então esteja sempre preparada para estar do lado dos seus amigos em momentos ruins. Vá no hospital visitar quem está doente, não deixe de ir no velório de alguém especial do seu  sozinho, dentre outros. Não se preocupe se na hora não saber o que dizer, o importante é não deixar-lo sozinho.

3 comentários:

  1. Ótimo esse post!! Eu tenho um sério problema em cultivar amizades, sempre digo que só tenho colegas e nenhum amigo de verdade. Minha melhor amiga é a minha irmã, porque né, não tem como não ver todos os dias, rs.
    Beijos!

    Ann;
    Vinte & Poucos

    ResponderExcluir
  2. Belas dicas hein.. confesso que tem coisas que deixo passar como datas de aniversário sou pessima..mas dou atrasado. Ir visitar mas sempre quando pinta uma oportunidade colocamos tudo que estava atrasado em dia =D

    Bjs flor, My Sinapse

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vcs gostaram das dicas. É super importante manter as amizades, pois um amigo é mais precioso que o ouro. Beijos e obrigada por comentar

    ResponderExcluir

O que achou do post?
Deixe aqui um comentário