terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Beba água

A água é um dos nutrientes mais abundantes elementos no planeta terra, bem como em nosso corpo (cerca de 60% do mesmo é composto por água e no cérebro este percentual se acentua bem mais!), assumindo diversos papéis no mesmo:
  • Participa no controle da temperatura corporal (suamos quando muito quente, por exemplo);
  • Auxilia na eliminação de excessos e toxinas por meio do supor e da urina;
  • Facilita a absorção de outras substâncias – vitaminas hidrossolúveis como a vitamina C e o complexo B, por exemplo;
  • É componente principal em todos os sistemas que precisam circular de forma fluída, como é o caso dos sistemas digestivo, circulatório, linfático, etc.

Consequências de sua Deficiência

  • Desidratação;
  • Desvitalização do couro cabeludo (e dos cabelos), bem como descamação do mesmo;Problemas com concentração, memorização e sono;
  • Menor disposição para realizar as atividades diárias;
  • Problemas no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, principalmente os hidrossolúveis.

Consequências de seu Excesso

É muito difícil retermos tamanha quantidade de líquidos a ponto de nos fazer mal, uma vez que a água é facilmente expelida na urina e na transpiração, entretanto, se você for praticar esportes ou ir dormir, o excesso de água em seu estômago pode causar-lhe desconforto.Algumas pessoas podem ter problemas com retenção de líquidos. Neste caso, é aconselhável que se pratiquem exercícios físicos regularmente bem como evitem a ingestão de refrigerantes, pois em nada os açúcares contidos nos mesmos lhe ajudarão em sua dieta

Fonte: Nutrição em foco

Bom, como deu para perceber a água é super importante para a manutenção do organismo. Mesmo que a água seja encontrada em alguns alimentos ou em forma de suco, é importante você consumir ele puro. Se você não tem muito o costume de beber água, vou dá duas dicas pra você. Uma estrátegia que deu certo pra mim e outra para as minhas primas.

  1. Pegue uma garrafinha de água mineral de 500 ml (aquela de água mineral que você comprou e deixou largada no armário). Inicialmente você beberá 2 garrafinhas por dia, leve uma para beber na escola, durante a aula, e outro enquanto estiver em casa. Depois que você se acustumar com essa rotina, aumente para 3 garrafinhas.
  2. Beba 1 copos de água antes de cada refeição (Café da manhã, almoço e janta). Depois que você se acostumar, aumente para 2 copos.

Essas são as minhas dicas pessoas, se alguém tiver mais uma estrátegia para não deixar de beber água deixe sua dica nos comentários. Beijos, até a próxima.


0 comentários:

Postar um comentário

O que achou do post?
Deixe aqui um comentário